domingo, 24 de maio de 2009

Go west!

Que nostalgia vem das tuas vagas,
Ó velho mar, ó lutador Oceano!
Tu de saudades íntimas alagas
O mais profundo coração humano.

Apartamento alugado. Excelente, diga-se de passagem. Pelo espaço, pela localização e, a primeira vista, também pelos vizinhos. Eu só não sei o que fazer com tanto espaço.

Ainda ontem visitei a vizinha cidade de Luzerna. A distribuição das construções não difere muito de Joaçaba e de Herval, que serpenteiam ao longo do Vale do Rio do Peixe. Lá, fui à casa de alguns conhecidos e ficamos para o café. O cair da noite por aqui é realmente muito bonito; combinadas, as cores do anoitecer e as nuvens formaram um espetáculo à parte. Uma boa forma de ser recepcionado.

Hoje fui à comunidade de Vista Alegre, no interior de Jaborá, distante algo como vinte quilômetros daqui de Joaçaba. Conheci uma criação de porcos - assamos parte de um deles - e larguei-me catar tangerinas, vulgo bergamotas, com a senhora minha mãe. Fedo cítrico até agora. Fartura até demais, e me refastelo só de lembrar do churrasco e das sobremesas.

Todos com quem conversei nesses dias me pareceram muito simpáticos. Tão simpáticos que me pergunto se não houve um movimento qualquer para que a rudeza fosse banida dessas paragens. Até um cara cuja frente cortei no trânsito hoje não buzinou, nem xingou, nem reclamou. Nem o merecido digitus infamis! Na verdade, estranho é a minha simpatia com todos; talvez o clima favoreça meu espírito, talvez esse ano de CAXIF tenha me trazido outra boa coisa além das grandes amizades que fiz, talvez seja um processo de defesa contra a iminente solidão. Quem sabe.

O trânsito aqui flui naturalmente devagar, e tirar o pé da tábua será um processo longo e certamente doloroso. A Rádio UNOESC é excelente, e comprovo com a playlist que peguei hoje: Beatles, Hard day's night; Rolling Stones, Miss you; Matisyahu, Young man; Queen, I want to break free.

Amanhã o dia é longo e cheio: assinar o contrato de locação do apartamento - cujas chaves já peguei -, pesquisar o preço dos móveis, abrir uma conta no banco, conhecer a Procuradoria da República e viajar de volta para Florianópolis, se possível à tempo de pegar a aula de D. Tributário. E a faculdade parece uma realidade cada vez mais distante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário